top of page

Algumas das inúmeras mensagens da nossa querida Mãe Geórgia.

MENSAGEM

Sessão do dia 21/11/2023

MENSAGEM-TENSG-27-NOV-2023.jpeg

OS DESAFIOS DA VIDA EM FAMÍLIA

Sessão do dia 27/03/2023

 

Os desafios da vida em família

 

Eu não o conheci. Meu filho foi embora e eu não o conheci.

Acostumei-me com ele em casa e me esqueci de conhecê-lo. Agora que sua ausência me pesa é que vejo como era necessário tê-lo conhecido.

Lembro-me dele. Lembro-me bem em poucas ocasiões.

Um dia, na sala, ele me puxou a barra do paletó e me fez examinar seu pequeno dedo machucado. Foi um exame rápido.

Um outra vez, me pediu que lhe consertasse um brinquedo velho. Eu estava com pressa e não consertei, mas lhe comprei um brinquedo novo.

Na noite seguinte, quando entrei em casa, ele estava deitado no tapete, dormindo e abraçado ao brinquedo velho. O novo estava no canto.

Eu tinha um filho e agora não o tenho mais porque ele foi embora.

E este meu filho, uma noite me chamou e disse:

Fica comigo, só mais um pouquinho, pai.

Eu não podia, mas a babá ficou com ele.

Sou um homem muito ocupado, mas meu filho foi embora, foi embora e eu não o conheci.

 

Este trecho retirado do livro “As Laranjas Iguais” de Oswaldo França Junior, nos remete a uma questão complexa que é a convivência.

Conviver em família é muito diferente de viver em família.

Viver é existir. Conviver é viver com o outro, ter intimidade, é familiaridade.

Problemas de convivência com muita frequência levam a desagregação familiar, pois se imagina que o caminho mais fácil é o “Cada um cuida de si”.

Infelizmente, o rompimento de laços familiares leva as pessoas a viverem sob o mesmo teto cultivando mágoas, ressentimentos e falta de diálogo, as pessoas mal conseguem tolerar-se.

Quando refletimos sobre as questões espirituais, sem dúvida, nossos maiores desafios estão dentro da nossa família e não é à toa, pois é daí que aprenderemos a lidar com as situações cotidianas, com nossos relacionamentos e criaremos nossa visão de mundo.

Ampliando o conceito de família e crendo que nada é por acaso, nossos amigos muito próximos também fazem parte da nossa família. E olhando do ponto de vista dos relacionamentos, na realidade o nosso primeiro relacionamento é o “sou eu comigo mesmo”.

A partir disso, vamos analisar então, que relações estamos negligenciando seja na família, com amigos ou com nós mesmos, e se não soubermos por onde começar, comecemos pensando que: “O tempo não para nunca, não deixe ser tarde demais”.

 

Oração

 

Infalível Criador que dos tesouros da Vossa Sabedoria tirastes as hierarquias dos anjos, colocando-as com ordem admirável no céu, que distribuístes o Universo com encantadora harmonia e que sois a verdadeira fonte da Luz e o princípio Supremo da sabedoria, difundi sobre as trevas da minha mente o raio de esplendor, removendo a ignorância! Espalhai sobre os meus lábios a Vossa benção!

Concedei-me a agudeza de entender, a capacidade de reter, a sutileza de relevar e a graça abundante de comunicar os bons conhecimentos. Ensinai-me a começar, continuar e perseverar até o término. Abençoa todos os dias da minha vida!

Que assim seja! E assim será!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

CARNAVAL e QUARESMA

Sessão do dia 30/01/2023

Nos dias que antecedem e adentram o Carnaval e continuam na Quaresma, quem fica de guarda é Exu, pois é o tempo em que os Orixás entram em guerra contra o mal e trazem o pão de cada dia para seus filhos.

Apesar de ser um período mais conhecido pelo calendário cristão, os africanos já cultuavam esse tempo como Lorogun ou Olorogun que se traduz como ritual de guerra.

Portanto pedimos aos Exus que nesse período protejam e esfriem os caminhos por onde vamos passar.

Quando sairmos no Carnaval pedimos proteção a um Exu em especial, chamado Exu Onã que é o senhor dos caminhos, que anda pelas estradas orientando os viajantes e mostrando o melhor caminho a seguir.

Observando as casas de Candomblé, podemos ver que cada pessoa que sai, joga água para os dois lados e para frente, pedindo a Exu que esfrie o caminho por onde passar e para que não falte vida nesse caminho.

Então que assim seja, que Exu olhe pelos caminhos por onde passarmos, nos livrando de todo o mal.

 

(*) Uma observação importante: o texto acima é bastante simplificado, é apenas uma pequena explicação sobre o período de Carnaval e Quaresma na Umbanda. Vale a pena pesquisar mais sobre o assunto.

Oração de proteção:

Querido Pai, sonda nosso coração, pois ele está aberto a Ti. Tu conheces nossa natureza e todas as nossas fraquezas, diante de Ti somos tão pequenos, mas nós engrandecemos na Tua Presença. Na fé que nos conduz ao verdadeiro caminho, nós te pedimos, fique conosco, cubra-nos com Tua misericórdia, afaga-noscom Teu abraço e nos sustenta com a Tua mão. O fardo é mais leve contigo. A fé alimenta nossa alma e nutre a nossa vida. Querido Pai, guia-nos pelo caminho reto e nos envolva de bênçãos e vitórias. Confiamos porque o melhor tempo é o seu tempo. Que o Espírito Santo esteja conosco em todos os momentos da nossa vida, nos envolvendo de proteção e luz. Gratidão por nos escutar. Que assim seja e assim será 🙏🏻.

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

 

ESCOLHAS DA VIDA

Sessão do dia 19/09/2022

Escolher quer dizer preferir, selecionar, optar. Toda nossa vida é feita de escolhas.
Por mais indecisos que sejamos, ao abrir os olhos pela manhã, teremos que optar entre permanecer na cama, esquecendo as horas, ou levantar.
A opção continua na primeira refeição da manhã: café, pão, frutas, suco...
Desejar bom dia, ou resmungar qualquer coisa, ou ficar calado. São opções.
Correr para não perder a condução ou fazer de conta que não tem compromisso nenhum.
Ser gentil cedendo a vez ao outro ou fazer de conta que ninguém mais existe no caminho além de você mesmo.
Jogar o lixo no local correto, ou emporcalhar todo o caminho por onde passa, tudo é questão de escolha.
Você pode viver muito bem com todo mundo ou viver muito mal até consigo mesmo.
Você pode se conectar com o mau humor das pessoas a sua volta ou pode ficar na sua.

Você pode até passar a vida deixando as situações “se resolverem por si” que mesmo assim será uma escolha. Tudo é opção!

Alguns de nós, escolhem viver em clima de felicidade, com o pouco ou
quase nada. Outros optam por ser infelizes, com a abundância que desfrutam.

Uns recebem o diagnóstico de doença insidiosa e decidem lutar e viver o
quanto seja permitido, aproveitando tudo e todos que estejam a sua volta
Outros, optam por se deixar morrer, sem combate.
Felicidade ou infelicidade. A decisão cabe a cada um de nós.
Todos sofremos perdas, doenças, lutas, no mundo de provas em que nos movimentamos.
Todos também usufruem alegrias, conquistas, dádivas, saúde. O que fazemos com cada uma dessas coisas é o que estaremos fazendo com o nosso dia: alegria ou tristeza, vitórias ou derrotas.
Pense nisso e escolha o que você deseja para você, agora, hoje, a cada novo dia que se inicia.

 

Oração

 

Eu creio em um Deus que habita em meu coração e que transforma tudo ao meu redor. Creio em um universo que trabalha sempre a meu favor e que me mostra sempre o melhor caminho a seguir. Creio na força dos anjos, que se ancoram ao meu lado quando a cruz parece pesada demais para eu suportar. Creio na alma humana, feita à imagem e à semelhança de Deus e desta forma, nenhum mal me atinge, pragas e feitiços lançados se tornam bênçãos ao chegar em minha energia. Creio no Espírito Santo que é Senhor e propaga a vida, creio que meu caminho é de prosperidade, paz, amor e glória. Creio na Glória de Deus e dos Anjos que me guiam de dia e de noite, creio na Luz que expande através do meu peito e que afasta todos os males do espírito e do corpo, que me protege dos inimigos visíveis e invisíveis, creio que a força transformadora dos Arcanjos habita dentro do meu peito e alimenta a minha fé a cada dia, fazendo com que o impossível se torne realidade. Sendo assim, aconchego-me nos braços de Deus e nas asas dos anjos onde serei amparada, protegida e amada, durante todos os séculos enquanto elevo o meu espírito para poder servir aquele que me concedeu a vida. Que a glória do Altíssimo, seus anjos e arcanjos e seu exército de Luz me guiem, amparem e protejam a todos aqueles que amo. Amém.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

PROCRASTINAÇÃO

Sessão do dia 12/09/2022

 

Procrastinação é o ato de adiar ou prolongar uma tarefa, criando obstáculos irreais ao longo do processo para que ela seja concluída. A arte de deixar para depois faz parte da vida da maioria das pessoas.

Existem muitos motivos que nos levam à procrastinação. Somos seres atraídos por gratificações instantâneas, como fazer aquilo que gostamos e que nos traz prazer ao invés daquilo que nos exige mais esforço. Quando temos algum tipo de insegurançamedo ou dificuldade maior com a atividade, fica ainda mais difícil começar.

Especialmente quando não existe uma consequência imediata por deixar de fazer as coisas no momento em que seria melhor para nós, quando não existem cobranças externas e ainda existe um prazo disponível para concretizar tarefas, fica ainda mais difícil dedicarmos nossa força de vontade para realizar com calma, qualidade, no tempo que seria ideal.

A procrastinação afeta nossa saúde pois atrapalha nosso bem-estar. Quando adiamos uma meta importante, costumamos nos sentir angustiados por nossa própria falta de ação, a ansiedade aumenta e nos sentimos mais pesados. Além disso, procrastinar pode ocasionar aumento no nível de estresse, baixando as defesas do sistema imunológico e abrindo espaço para doenças.

Por isso, é fundamental cuidar para que a procrastinação não se torne regra.

Entenda os gatilhos que te levam para tarefas negativas e transforme sua rotina.

Afaste distrações antes de começar uma tarefa que vai exigir mais esforço de tempo e dedicação sua. Deixe o celular no silencioso em outro ambiente, feche o e-mail, crie um ambiente produtivo... E o principal, não fique obcecado pelo resultado final, quando só pensamos nisso, perdemos o valor do processo. Na vida o que trabalha para o nosso crescimento são as etapas que passamos para chegarmos ao resultado final.

Encontre seu equilíbrio para não estagnar, se manter ativo e com uma mente saudável. Foco, força e fé!

*Revisado da matéria “Procrastinação: como mudar o hábito de procrastinar? ” – Site: virtude.com

 

Oração

Senhor, sendo gratos por tudo que já nos destes, pedimos auxilio para não sermos pessoas procrastinadoras. Ajuda-nos a saber o tempo certo para cada coisa, nos conduza no seu caminho. Queremos ser pessoas mais regradas com nossos horários e que não deixemos nada para depois, cada coisa a seu tempo. Tira de nossas vidas tudo aquilo que tem nos impedido de fazer o que precisamos.

Oramos para que nossa atenção não seja facilmente distraída, para que tenhamos foco naquilo que precisamos concluir e façamos tudo conforme Tua Vontade. E no tempo certo, saibamos também descansar para renovar nossas forças.

Nós oramos, agradecemos e pedimos que nossas palavras cheguem como um perfume suave ao Senhor.

Que assim seja e assim será!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

HUMILDADE E VAIDADE NA UMBANDA

Mensagem Interna do Grupo dia 08/09/2022

Este é um tema que para começarmos a escrever algo a respeito, basta lembrarmos dos nossos exemplos de humildade e simplicidade, que são os Pretos Velhos, Entidades de Luz cobertos de amor, bondade, simplicidade e humildade...

A humildade está relacionada com distinção, gentileza, lucidez, graciosidade e simplicidade. Ela é uma virtude distinta que não gosta de se mostrar ou aparecer, pois a pessoa humilde não acredita que ela mesma seja humilde. É só lembrar de qualquer conversa com um Preto-Velho que notamos isso.

A humildade deve estar presente em todos os momentos de nossas vidas, não única e exclusivamente dentro do Terreiro, onde até mesmo dentro dele muitos ainda não conseguiram entender tamanha importância que tem.

A humildade é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Lembrando que humildade vem do latim húmus que significa terra fértil, vamos ser a terra fértil onde Nosso Pai Maior planta seus ensinamentos.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

DISCIPLINA É DEVER

Sessão do dia 29/08/2022

A disciplina, em todos os sentidos, dieta, caminhadas, responsabilidades, compromissos, vigilância sobre o próprio comportamento etc, normalmente é encarada como algo difícil e desagradável. Afinal é difícil resistir a um sorvete ou a uma torta, à tentação de permanecer mais na cama, a faltar num compromisso numa noite chuvosa e mesmo atender à necessidade dos cuidados com a saúde. Isso sem falar nos que não resistem à esperteza que muitas vezes prejudica outras pessoas.

Resistir, todavia, é uma grande virtude. Não é fácil disciplinar-se. A primeira providência é não mentirmos pra nós mesmos. De que adianta dizer que esse ou aquele compromisso é bom, agradável, quando não sentimos prazer. Então, o oposto é dizer a verdade: não é bom, mas é necessário. Ou entre outras palavras: eu preciso fazer isso. Preciso estudar, preciso caminhar, preciso resistir, preciso disciplinar-me, mesmo adiando o prazer.

O prazer momentâneo da indisciplina de se alimentar mal criará problemas de saúde no futuro. Adiar esse prazer significa qualidade de vida e mais saúde. Da mesma forma, um estudante que adia o prazer de passear e sair com os amigos, potencializa o prazer futuro de ser aprovado no vestibular ou concurso. O prazer efêmero da aventura sexual muitas vezes trará muitas “dores de cabeça” no futuro. Portanto ter objetivos e planos não funciona se não tivermos disciplina.

Lembre-se: “a motivação faz você começar, mas é a disciplina que faz você continuar até o fim. Aprenda a ser disciplinado pois não é todo dia que você vai acordar motivado. ”

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

NOSSA HUMANIDADE SOFRE DE IGNORÂNCIA ESPIRITUAL

Sessão do dia 22/08/2022

Nossa humanidade sofre de ignorância espiritual, é desta fonte que surge a paleta de todas dores e sofrimentos das quais tentamos nos esquivar por meio de complexos raciocínios, que tomam a forma de dilemas, para nos dar um ar glamoroso, e que nosso sofrimento pareça, pelo menos, um tango, e não uma declaração de covardia.

A maioria de nossos dilemas são fantasias que nossa mente produz tentando se livrar das consequências dos atos, mas as causas dos atos, que não são outras do que as nossas reais intenções, sempre se resolvem invariavelmente em suas consequências.

Quanto mais manobras fazemos para nos esquivar de enfrentar as nossas reais intenções, mais ignorantes somos, e o inconsciente vai aumentando na mesma proporção. O inconsciente é, invariavelmente, do tamanho de nossa covardia.

A boa notícia é que, já que nós mesmos criamos nossa prisão, nós mesmos, também, podemos a destruir. Portanto, levanta de tua mente a cortina de argumentações fantasiosas e enfrenta as reais intenções com que tu colocas em marcha tuas ações, porque é nelas que encontrarás as linhas que tu escreves fazendo uso de tua vontade. Te asseguro que isso vai doer menos do que a ignorância, e vai doer uma vez só, em vez de se tornar uma dor crônica, como a ignorância é.

Se pretendes mudar teu destino, porque tua alma está exausta de sofrer, muda tuas reais intenções, dentre as quais, a mais importante a ser desintegrada é a de se acomodar no glamour do sofrimento. Não há glamour nenhum em sofrer, é a justa consequência do egoísta empreendimento de tentar se apropriar da vida, em vez de a ela servir.

Mas, não te angusties, tua alma não está só nesta empreitada, estamos todos tentando. Pensar que estamos abandonados à própria sorte é outra fantasia egoísta.

 

Texto: Oscar Quiroga

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

HISTÓRIA E ORAÇÃO DE SÃO BENTO

Sessão do dia 04/07/2022

São Bento nasceu em Núrsia, na Italia.

Fundou o Mosteiro de Monte Cristo e além de evangelizar, preservou e documentou muitos manuscritos, também deu assistência aos pobres e ensinou aqueles que desejavam aprender.

Dedicou sua vida ao Cristianismo, criando a “Regula Benedicti” (A Regra) e seu lema era “Ora et Labore” (Reza e trabalha) cujo propósito foi de criar normas sobre a vida em serviço a Deus.

São Bento tinha fama de telepata e muitos acreditavam que conseguia ler pensamentos; outros fenômenos misteriosos aconteceram com o santo, como andar sobre as águas e tirar água de pedra, porém o que o torna mais popular é o uso de sua medalha. Acredita-se que o seu uso concede intuição para reconhecer os invejosos e afastar as pessoas sem caráter. Tentaram envenenar São Bento por duas vezes, em uma delas, monges que tinham grande inveja do santo, lhe ofereceram uma taça envenenada. São Bento, como de costume, abençoava tudo o que comia e bebia e quando fez o sinal da cruz sobre a taça, ela se quebrou.

Pedindo a São Bento que nos livre dos falsos amigos, de magias e encantamentos e de todo mal, vamos rezar a sua oração:

 

A Cruz Sagrada seja minha Luz!

Não seja o dragão o meu guia. Retira-te Satanás!

Nunca me aconselhe coisas vãs!

É o Mal o que tu me ofereces! Beba tu mesmo o teu veneno!

Rogai por nós Bem-aventurado São Bento!

Fonte: terra.com.br

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

MÁGOAS E RESSENTIMENTOS

Sessão dia 20/06/2022

A frase que inspirou a pesquisa do texto foi a seguinte:

"Dissolve tuas mágoas e ressentimentos antes de que esses coagulem teu coração e esse não consiga mais bombear vida através de ti".

Autor: Oscar Quiroga

Texto:

Sentimentos como mágoa, rancor, ódio e angústia quando não resolvidos geram ressentimentos, que por sua vez podem causar depressão, tristeza, transtorno de ansiedade e até dificuldade para se relacionar com outras pessoas.

O ressentimento pode ser causado por expectativas erradas a respeito de uma resposta esperada de outra pessoa; quando as coisas não saem da maneira esperada; uma brincadeira de mau gosto ou qualquer coisa no outro que te desagrade.

É importante compreender que a percepção do que o outro fez ou falou e que gerou um sentimento de mágoa faz parte do seu universo.

"A outra pessoa às vezes pode não saber que magoou. Como é uma percepção de quem sofre, é uma forma de enxergar a situação e muitas vezes a outra pessoa nem sabe que gerou esse sentimento."

Por que guardamos ressentimentos?

Porque é difícil a gente falar sobre sentimentos. A forma mais eficaz de resolver um ressentimento é falar sobre ele, mas, por mais que nos incomodem, temos mais dificuldade de lidar com sentimentos ruins do que com os bons. "Sentimentos bons nos trazem alegria e são efêmeros, já os ruins ficam guardados como uma impressão digital nas nossas emoções, nos nossos pensamentos, de forma que muitas vezes a gente não consegue se livrar deles, porque eles voltam".

Um ressentimento pode gerar várias consequências, dependendo do nível em que esse sentimento atinge o campo emocional de quem se ressente. "Emoções ligadas ao ressentimento são sempre negativas, por isso a importância de conseguirmos nos livrar do ressentimento o mais rápido possível".

Como se livrar deste peso?

A reanálise daquilo que gerou o ressentimento pode ser um começo. Ao fazer isso você consegue ver a situação com maior clareza e separar o que é seu e o que é do outro. "Quando você analisa novamente os fatos que o ressentiram, fica mais fácil de você não generalizar aquele momento e a partir daí você consegue ressignificar e aceitar que os atos das outras pessoas não dependem de você".

Na reanálise também deve ser levado em conta o repertório de cada pessoa e podemos chegar a conclusão que aquela era a única forma que a outra pessoa tinha para agir naquele momento. Tudo é relativo ao repertório das duas pessoas, que geralmente são completamente diferentes.

Contextualizar a situação no presente, também pode ajudar. Será que uma situação que aconteceu lá atrás, ainda tem o mesmo peso hoje?

Não há outra maneira de deixar de lado os ressentimentos se não perdoar. Perdoar não é fingir que nada aconteceu.

Perdoar não é esquecer. Perdoar é desapegar das situações do passado que nos deixam tristes e magoados e seguir em frente.

Não existe um tempo para isso, é uma decisão pessoal e que cada um deve saber a medida que esses sentimentos começam a sufocar.

Adaptado da matéria de Diego Garcia para ViverBem Uol em 05/06/2019

bottom of page